Páginas

sexta-feira, 29 de maio de 2015

Tipos de Pele

Voltamos!
Sexta é sempre o dia mais empolgante no blog, pois sei que algumas meninas ficam aguardando este dia para entender um pouco mais do mundo da maquiagem rsrs. Então vamos lá.
É impossível que estes posts saiam pequenos, pois tenho muita coisa para explicar, então peço desculpas pelo tamanho, mas é impossível aprender qualquer coisa sem ler sobre, né?! =)

O post de hoje e os próximos dois estarão imensamente ligados. Para falar de bases, primeiro temos que entender os tipos de pele e as necessidades de cada uma. Assim como os cuidados pré-maquiagem. Não adianta você chegar numa loja maravilhosa e comprar a base mais cara que eles possuem se ela não for adequada para seu tipo de pele ou se você não tem um pingo de cuidado com ela antes. Então o post hoje vai ser falatório puro sobre.

Galera, vou falar novamente que eu não sou formada em nada, como já disse mil vezes. Não sou esteticista nem maquiadora profissional, por isso não conheço detalhes de cada tipo de pele. Só estou tentando dar uma ajuda básica para quem não conhece nada de nada. Então procure um dermatologista para conhecer melhor suas necessidades específicas.

Imagem retirada do Google, para auxiliar no entendimento.

Pele oleosa, mista, normal ou seca?

Peles oleosas são as mais difíceis (como o meu caso) há produção excessiva de gordura na testa, bochechas, nariz, queixo e etc. Comum nos locais mais quentes e bem chata de tratar. Após algumas horas do rosto limpo, para conferir, passe o dedo na região abaixo dos óleos, na altura do nariz, se estiver grudentinha, então bem vindo(a) ao meu mundo. Procure sempre produtos com efeito matte, e jamais dispense o uso do pó compacto ou solto.

Aqui no Brasil é bem comum encontrarmos peles mistas, onde possui produção excessiva de óleo na zona T (testa, nariz e queixo) e ressecadas nas extremidades. Nosso clima ajuda muito nisso. Não dispense os hidratantes jamais, mas procure sempre um meio termo, produtos para pele mista são comuns, e vale sempre andar com um pó compacto na bolsa, para aplicar na área com maior produção de óleo sempre que necessário.

Se você possui pele normal, então agradeça à Deus e seus pais pela ótima genética! É aquela pele que todo mundo quer ter, viçosa e bonita, sem ressecamentos ou excesso de gorduras aparentes. É a pele mais fácil de se cuidar, e praticamente todos os produtos servem para você.

A pele seca, apesar de problemática é mais simples de cuidar. Como o nome já diz o uso de hidratante e produtos de qualidade vai melhorar o aspecto da sua pele, e devolver aquele ar de saúde e a elasticidade e brilho da mesma. Suas bases também precisam ter efeito luminoso ou hidratante, e tenha cuidado com o uso do pó. Nunca use produtos com efeito matte, pois vai acabar ressecando ainda mais e craquelando totalmente no rosto.

Pele sensível.

Se você já aplicou um produto comum (que mais alguém da sua família usou e gostou) mas seu rosto ficou vermelho, teve sensação de ardência ou lhe deu espinhas, então tome cuidado! Se você não possui nenhum tipo de alergia (que saiba) então este pode ser um sinal de que sua pele é sensível. Desta forma você não poderá fazer uso de qualquer produto, e você vai precisar investir um pouco mais de dinheiro para comprar produtos que sua pele aceite bem. Procure um dermatologista! Talvez você precise até mandar manipular alguns itens.

Pele com acne ou lisa?

Peles lisas não exigem cobertura extrema, após hidratar basta usar um BB Cream para o dia-a-dia, ou uma base com cobertura média para a noite. Se quiser algo mais pesado, faça uso de pó.

Se você possui acne então tenha cuidado com os produtos que vai usar! Procure um dermatologista para entender melhor o que você pode ou não aplicar em seu rosto. Mas, de antemão, sabia que para esconder as marcas precisará de uma base potente, e não poderá dispensar o pó, que vai manter tudo no lugar.

Quantos anos você tem?
É claro que a idade influencia. Meninas mais jovens costumam a produzir mais oleosidade que as mais velhas, e a pele requer necessidades diferentes.

Peles mais maduras exigem bases mais elaboradas, com produtos hidratantes e anti-idade, para minimizar as linhas de expressão e rugas. Se você possui mais de 50 anos dispense o uso do pó, pois unido a diminuição da elasticidade da pele (conforme a idade) o pó (compacto ou solto) dará um aspecto craquelado e ressecado à pele.

Se está na casa dos 20 ou 30 anos, entenda primeiro o seu tipo de pele, e busque produtos às suas necessidades. Existem várias opções legais e multifuncionais hoje em dia, e, em algum momento, vai encontrar aquela que atenda às suas necessidades.

Se você é adolescente então dispense bases pesadas, mesmo que você tenha espinhas, tente, no máximo fazer uso de BB, CC ou DD Creams com cobertura leve. A maquiagem não estraga a pele, mas pode piorar um pouco questões como oleosidade e acne. Seu corpo ainda está em transformação, então tenha paciência. Além do mais, não é bonito meninas novinhas com 1kg de reboco no rosto rsrs.


Nas próximas semanas vou explicar os cuidados básicos antes de usar a maquiagem, e também os tipos de base que encontramos, líquida, creme ou mousse. Também vou falar do que é efeito matte e como funciona.
Não deixem de acompanhar todos os posts clicando na categoria Necessaire! Aguarde novidades nas próximas sextas-feiras!
Beijos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do post? Nos diga sua opinião!