Páginas

terça-feira, 7 de julho de 2015

Tag: Minha Faculdade



1- Qual seu curso de graduação?
Medicina Veterinária.

2- Quantos períodos ele tem? E em qual você esta?
São 10 períodos, e eu estou indo para o 5º, agora em Agosto.

3- Porque você escolheu esse curso? 
Eu amo animais, sempre quis cursar algo na área médica, depois de tentar Biologia e não curtir muito, acabei escolhendo a Veterinária pois eu quero, de alguma forma, poder ajudar esses seres tão inocentes e lindos. Além disso foi numa época em que ambas as minhas cadelas estavam doentes (e eu pensava em cursar Medicina Humana) então percebi que eu deveria fazer algo por elas, deveria cuidar de animais e não de pessoas.

4- Antes de escolher esse curso você pesquisou sobre o mercado de trabalho e o piso salarial?
Bom, o mercado de trabalho é bem amplo, hoje em dia você pode optar por várias áreas, como clínica de pequenos, clínica de grandes, silvestres, melhoramento genético, doenças humanas e setores industriais como qualidade de alimentos, tecnologia de produção de carnes, vigilância sanitária e etc. Sendo que cada área também tem sua especialização. O salário não é ruim, no geral, e a galera que faz concurso público ganha muito bem.

5- Como foi seu primeiro dia de aula? Tem dicas para os calouros?
Não era a primeira vez que eu entrava numa faculdade, eu comecei a cursar Ciências Biológicas anteriormente, então conhecia a estrutura de uma faculdade e como tudo acontece. Não foi assustador. Não se assustem com os corpos no laboratório de anatomia. E fiquem tranquilos, é chocante vê-los no primeiro dia, mas depois a gente acostuma.

6- Sobre seu TCC, já começou a fazer? Qual tema pretende abordar?
Ainda não. Também não faço idéia, agora que vou começar a sair do ciclo básico da faculdade para aprofundar mais, do 6º semestre em diante é que temos as matérias clínicas e tecnológicas. Só a partir daí que vou saber rsrs.

7- Você se considera uma boa aluna (o)?
Bom, é complicado dizer. Eu sou uma boa aluna, mas sou preguiçosa rsrs, e como é um curso muito longo, acaba batendo aquele cansaço.

8- Você esta 100% satisfeita com o curso que escolheu?
Eu amo meu curso. Não vou negar que é difícil pra caramba, mas eu não trocaria por nada <3

9- O seu curso tem algum material especifico que não tem em outros cursos? (ex: estetoscópio e calculadora cientifica.)
Sim, de imediato temos jaleco, luvas, máscara e kit de dissecção.
Lápis de cor e canetas coloridas, sim, parece loucura, mas nós desenhamos as lâminas em Histologia.
Galochas e pijamas cirúrgicos para aulas do meio do curso, como de anatomia patológica, animais grandes e produção de alimentos.
Futuramente teremos todo o material médico para comprar.
Sem falar que temos regras de biossegurança, precisamos estar sempre de jeans e sapato fechado.
Quando há aulas de manejo de animais grandes é ideal ter um tênis ou bota com biqueira (proteção de metal nos dedos) para o caso de levar um pisão de um animal pesado.

10- Na sua faculdade teve trote? Se sim como foi?
Não teve no meu período, mas no seguinte deram trote na galera do meu e na galera que tinha acabado de entrar. Foi numa festa, parece, e eu não participei.

11- Seu curso tem muita matemática?
Tem bastante. Logo no 1º período temos Bioestatística. Depois temos Biofísica, Genética, Melhoramento Genético, Farmacologia 1 e 2, Patologia Clínica, etc... 

12- Geralmente nas faculdades existem o “ciclo natural de desistência” a turma começa com 70 alunos e permanecem só 20. Isso aconteceu na sua faculdade?
Por incrível que pareça a maioria da galera continua, porém, como eu disse anteriormente, o curso é difícil e muita gente fica de DP, muita mesmo, algumas em várias matérias, ou na mesma matéria várias vezes.
Uma coisa é certa, não importa quando, mas sempre vai rolar de repetir em uma matéria algum momento. Então o pessoal acabou separado. Muitos saíram sim, mas a maioria está lutando. Acho que é pq a minha turma tem bastante gente mais velha, e são todos muito bem centrados.

13- Quais dicas você daria para quem esta querendo começar a fazer o mesmo curso que você?
Então gente, fazer Medicina Veterinária não é apenas amar totalmente os animais, é saber que você vai ver dor, morte e muitos maus tratos. Essa é a pior parte. Todavia, pensem que é por um bem maior. É gratificante saber que, um dia, vou poder salvar a vida de alguns deles 

14- Já ficou em DP? Possui algum método diferente de estudo?
Pois é, eu fiquei em uma matéria boba, no 3º período. Dei mole mesmo.
Eu tenho necessidade de escrever, então só aprendo escrevendo pra caramba. Entretanto eu tenho tendinite e isso dificulta muito o processo. Assim desenvolvi um método novo rs. Eu levo meu iPad para a faculdade e digito tudo o que os professores falam no Microsoft Word.. Eu coloco o nome da matéria e a data em letras grandes, na primeira linha, para não me perder. Depois ajeito o texto para ficar legal e imprimo. Coloco tudo em uma daquelas pastas com divisões, uma para cada matéria. Aí quando preciso estudar para a prova tem tudo organizado e separado. Basta pegar e passar tudo a limpo. Assim minhas mãos são economizadas rs, e fica muito mais fácil de acompanhar a quantidade enorme de informações que recebemos a cada aula.
Outra coisa importante é anotar todas as datas, são muitas provas e trabalhos, então, para não se perder, tenha um calendário sempre à vista, cole na parede ou sei lá, assim você não esquece de entregar nada ou estudar para um teste.

15- Faça um resumo básico do seu curso pra quem estiver interesse em fazê-lo.
Como eu já disse a Vet é uma faculdade médica, ou seja, muita fisiologia, biologia e química.
Esteja preparado para ver corpos, pois eles farão parte da sua vida por muitos semestres (são duas anatomias clássicas e duas anatomias patológicas.
Cheiro de formol também vai fazer parte do seu dia-a-dia.
Se você não curte sangue ou fica facilmente impressionado, este curso não é para você.
Compre logo um jaleco, todo mundo precisa no primeiro período, outra coisa que vão pedir é um kit de dissecação, e uma caixa de luvas, máscaras também são legais, para evitar que você sinta cheiros ruins (acredite, são muito ruins).
Compre um livro de anatomia, você vai precisar para o resto da vida.
São muitas espécies para estudar, e o curso, em geral, não é nada fácil.
O 1º semestre é o mais fácil, o 2º é de boa, o resto é F*, piora cada vez mais.
Você precisa ser persistente e ter muita determinação.
Se você não gosta de estudar, escolha outro curso.
Estude sempre, revise as matérias e, nas férias, sempre volte ao livro de anatomia para relembrar tudo o que já esqueceu. Afinal você vai lidar com vidas, e precisa ter tudo na mente, sempre.


Acho que é isso. Para saber mais e ver a grade curricular clique aqui no site da Estácio.
Depois faço mais posts falando sobre a faculdade =)
Beijinhos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do post? Nos diga sua opinião!